fbpx
was successfully added to your cart.

Carrinho

6 DICAS PARA AUMENTAR SUA AUTOESTIMA

By julho 12, 2018Equilíbrio Emocional

Muitos artigos são escritos dando receitas de como aumentar a autoestima e conseguir ter mais autoconfiança. São válidos se realmente fizerem você sentir uma autoestima mais elevada. O importante não é só saber como, mas fazer algo para que isso aconteça e realmente sentir.

Uma coisa é sabida. A pessoa que não está com sua autoestima boa, não produz química suficiente para atrair o que quer. Explico: sabemos que nosso nível de energia, atrai tudo ao nosso redor. Portanto, quando não nos sentimos bons o bastante, ou não estamos nos gostando, automaticamente, iremos atrair no mesmo nível energético. Daí a necessidade de começar a refletir e fazer algo para aumentar nossa autoestima de maneira mais consciente. Eu sei, tem momentos que estamos nos sentindo tão mal que nem percebemos o que se passa, simplesmente ficamos fracos, sem ânimo e não gostamos de nós mesmos. Mas se em algum momento você perceber isso, já é uma maneira para fazer algo e melhorar. Abaixo vou te dar 6 dicas de como pode fazer algumas tarefas que farão você aumentar sua autoestima.

1º TOME CONSCIÊNCIA

Quando você perceber que sua autoestima não está legal, você não está se sentindo bem com você mesmo, pare, respire fundo e se pergunte: o que posso fazer agora para melhorar?

2º APRECIE-SE

Uma das maneiras mais rápidas de você aumentar sua autoestima é se apreciar. Se você tiver a oportunidade de fazer isso num caderno da apreciação é mais eficaz ainda. Se não tiver tempo para isso, depois de tomar consciência e respirar, lembre-se de pelo menos 5 características positivas que você já tem. A primeira vista é difícil de lembrarmos disso sobre nós mesmos, mas com um pouco de treino, isso se torna fácil e logo você consegue e vai se surpreender com quantas qualidades que você já tem.

3º SUPERE-SE

Não existe nada que aumente mais nossa autoestima do que superarmos algum medo. Normalmente proponho para meus assessorados, listarem coisas que têm medo de fazer sozinhos, como por exemplo: ir a um restaurante, ao cinema, viajar, de altura, de se entregarem a uma relação, enfim, não importa o tamanho do medo e nem se ele é real. Depois que anotam, dou a tarefa que precisam cumprir alguns. É impressionante o resultado quando conseguem superar algo que os travava mentalmente. O nível de autoestima cresce muito, pois a pessoa percebe que realmente é muito mais capaz do que aquilo que imagina e sabe que pode conseguir muitos outros resultados. É simplesmente libertador e mágico. Experimente fazer isso. Pode até me escrever para me contar depois, adorarei saber!

4º DESCUBRA SUAS PAIXÕES

Normalmente quando nossa autoestima está baixa, é porque estamos dando muito valor a opinião dos outros e esquecendo o que realmente importa para nós. Nesse momento é importante sabermos o que nos agrada, o que nos faz feliz, o que faz nosso coração vibrar. Quando paramos e fizemos isso, já geramos uma química muito boa em nossa mente e corpo. Às vezes a gente já sabe, às vezes precisamos parar para pensar porque nem nos lembramos o que nos faz feliz. Mais importante do que saber, é realmente tirarmos um tempo para nós e praticarmos o que gostamos. Muitas pessoas acham que isso é egoísmo. Eu não posso ajudar alguém e ser bom para o outro, se não consigo nem ser bom para mim mesma. Não estou sendo egoísta. Só estou alimentando – me  de química boa para ser melhor para mim e para os outros. Não importa se tire um tempo para ler, meditar, dançar, ouvir música, passear, pegar um sol ou até mesmo dormir. É preciso reconhecer o que minha mente e meu corpo estão precisando para voltar a produzir uma química boa e voltar para meu eixo. Infelizmente existe uma ideia cultural e antiga que se você faz o que gosta, soa como egocêntrico e individualista. Não é nada disto! Até porque se você não se amar, quem vai te amar? E já que você se ama, permita-se fazer coisas prazerosas para você. Isso ajuda até mesmo na sua saúde. Quando você se contraria muito, você acaba adoecendo. Talvez nem perceba, mas em algum ponto do seu corpo acaba “doendo” aquela contrariedade. Permita-se fazer o que gosta, essa atividade gratificante fará um bem danado para você.

5º PARE DE SE COMPARAR

Sabemos que a comparação é algo que acontece desde o início da nossa vida. Nossos pais, professores começaram a nos comparar e nós, pelo medo natural e primitivo da rejeição, começamos a nos moldar para sermos mais amados e aceitos. Tudo bem! Até hoje isso acontece e continuamos a fazer com os nossos também. Quando começamos a entender nossa individualidade e que somos únicos nesse universo com mais de 7 bilhões de pessoas, passamos a nos valorizar mais e vimos que nos comparar é a maior bobagem. Se ninguém é igual a ninguém, por que vou querer ser como ou melhor que o outro? Sei que normalmente esquecemos disso e temos um “fantasma” rodando nossa mente com isso. Se você conseguir se lembrar nesse momento de sua unidade e que você tem sua luz e essência próprias, todo o resto fica para trás. É desafiador, mas te dá uma sensação de liberdade da opinião alheia fantástica.

6º SEJA GENTIL COM VOCÊ

Todos nós temos um sabotador Crítico que vive rondando nossos pensamentos. Fazemos tudo com nosso crítico muito presente, porque muitas vezes estamos no nível de julgamentos de nós mesmos e dos outros. Quando nos damos conta que estamos agindo assim, podemos parar e nos dizer: “Pega mais leve, seja mais gentil contigo!”. Várias vezes por dia, eu preciso dizer isso para mim mesma essa frase e voltar a consciência que muitas vezes eu já estou dando o meu melhor, só que meu crítico aguçado acha que não estou fazendo o suficiente. Quem tem essa autocrítica muito elevada, tem mais dificuldade de manter uma boa autoestima. Experimente usar essa afirmação com você durante o seu dia. Para mim, funciona bastante!

Se você quiser saber mais dicas para ter equilíbrio emocional, clique aqui e baixe o ebook.

Existem muitas outras coisas e tarefas que você pode fazer para aumentar a sua autoestima. O mais importante é você lembrar dessas dicas, realmente aplicá-las e se sentir bem. Consequentemente você terá mais realizações porque seu nível energético irá elevar-se. Lembre-se que dessas 7 bilhões de pessoas do Universo, VOCÊ é a que você deve cuidar com o maior carinho.

Leave a Reply