fbpx
was successfully added to your cart.

Carrinho

Ansiedade, como identificar e resolver

Pesquisas apontam que cada vez mais a população apresenta queixas de ansiedade.

Essa demanda afeta diretamente a qualidade de vida e possui implicações sérias para o indivíduo, sua saúde, vida pessoal, profissional e demais relações.

Trata-se de um estado de sofrimento que, quando não assistido, se agrava e pode tornar-se incapacitante.

Aprenda como identificar os sintomas e o que fazer para eliminá-los, e assim, ter uma vida mais plena, feliz e saudável.

O que é Ansiedade: Informações e Conceito

A ansiedade, à priori,pode ser entendida como uma resposta natural do corpo a um estímulo ameaçador.

Todavia, quando esta resposta se mantém de forma prolongada, passa a caracterizar um distúrbio que gera muitos prejuízos para a saúde e vida do indivíduo.

Entenda, nosso corpo e nossa mente possuem uma ligação intrínseca e essa relação se dá de forma orgânica, através das manifestações fisiológicas.

É assim que o cérebro dispara comandos, informações e respostas a estímulos, seja para o meio interno (nosso próprio organismo) ou externo (meio-ambiente), através da liberação de hormônios.

A ansiedade dispara no cérebro um sistema de alerta, que começa pela liberação de um hormônio chamado cortisol.

Em seguida, várias alterações fisiológicas vão acontecendo no organismo para este ficar mais preparado para uma possível necessidade de fuga ou luta.

É um mecanismo adaptativo que permitiu que a espécie sobrevivesse.

Todavia, essa liberação de cortisol só é favorável durante a presença de um estímulo ameaçador, ela deve cessar tão logo o estímulo desapareça.

O que acontece nos dias de hoje é que os estímulos considerados ameaçadores tornaram-se parte constante do dia a dia das pessoas: prazos, contas, questões familiares, relacionamentos, violência, demandas de produtividade excessivas… e outros.

Esses estímulos não se manifestam materialmente, mas assombram a mente das pessoas causando medo, frustrações e preocupação constante.

Em decorrência desses fatores, o estado ansioso pode vir a torna-se crônico, causando uma liberação sustentada de cortisol no organismo, que, por sua vez, passa a ser nociva para o indivíduo.

Quando esse transtorno se agrava, ele pode evoluir para ataques de pânico, depressão e favorece o surgimento de outras doenças psicossomáticas.

Como identificar os sintomas da Ansiedade

Os sintomas que esse estado de ansiedade causa no indivíduo são diversos e podem variar em manifestação e em intensidade. O indivíduo pode apresentar:

Em seu comportamento:

  • Instabilidade emocional
  • Estresse desproporcional ao evento
  • Inquietação, hipervigilância e irritabilidade

Na cognição:

  • Pensamento acelerado
  • Falta de concentração
  • Pensamentos indesejados repetitivos
  • Paralisação

No corpo:

  • Boca seca
  • Transpiração excessiva e tremores
  • Falta de ar e taquicardia
  • Mal estar, sensação de morte ou perigo iminente
  • Náuseas, medo incontrolável

E ainda é comum que o indivíduo apresente distúrbios do sono, como insônia e pesadelos.

Aprenda como eliminar a Ansiedade e ter uma vida mais plena

A ansiedade causa muito sofrimento, prejudica consideravelmente a qualidade de vida das pessoas e pode levar a consequências graves.

É importante saber que todos nós seres humanos estamos sujeitos a passar por crises em nossas vidas em diferentes momentos, e que não há vergonha alguma nisso.

Pelo contrário, o primeiro passo para eliminar esse transtorno da sua vida, e com isso, viver de forma mais plena e saudável é reaver seu autocontrole.

Se você está sofrendo com sintomas de ansiedade, o curso Laboratório do Pensamento é ideal para você. Neste curso, você vai aprender técnicas específicas para interromper o pensamento repetitivo.

Você também pode acessar a nossa lista de transmissão gratuita para receber áudios explicativos sobre como pensamos e sentimos. Basta se inscrever através deste link!

Aprenda como eliminar a ansiedade e viver a sua vida de forma mais plena e feliz!

Leave a Reply