fbpx
was successfully added to your cart.

Carrinho

Porque precisamos da aprovação dos outros

By junho 11, 2021Equilíbrio Emocional

A necessidade de aprovação dos outros é uma premissa que causa muito assombro no que diz respeito às nossas relações interpessoais.

Vivemos em sociedade e buscamos aceitação e identificação dos nossos pares.

Sentir-se parte de algo, ou pertencente a um grupo, ou causa é uma busca que, se por um lado pode ser muito realizadora e acolhedora, por outro, pode gerar muito sofrimento e frustração.

Que tal aprender mais sobre como administrar essa necessidade de aprovação dos outros e viver uma vida mais plena e satisfatória?

Todos queremos ser aceitos e amados

Os seres humanos precisam uns dos outros para sobreviverem.

Sentimentos de identificação, acolhimento e amor são fundamentais para nossa qualidade de vida e bem estar social.

Querer a aprovação dos outros, nesse ponto de vista, não é necessariamente um problema.

Faz parte de um processo de identificação pessoal considerado normal, principalmente ao longo do crescimento e na adolescência, quando estamos descobrindo quem somos e definindo nossa personalidade e interesses.

Todavia, é importante entender que quando essa necessidade se torna uma preocupação constante, ou até mesmo uma prioridade, ela passa a ser disfuncional.

Esse sentimento pode surgir em decorrência de fatores na história de vida da pessoa que geram muito medo do abandono.

E essa pessoa vai encontrar muita dificuldade de estabelecer limites saudáveis em seus relacionamentos, pois estará sempre dividida entre suas próprias necessidades e as necessidades dos outros.

Não raramente se colocando em segundo lugar e até mesmo se anulando, sendo incapaz de defender seus interesses e sua integridade emocional e psicológica.

Você tem se sentido refém do medo de não ser amado ou aceito pelas pessoas e sente necessidade de agradar a todos, talvez até mesmo anulando suas próprias necessidades e desejos?

Quando a necessidade de aprovação se torna um problema

A necessidade de aprovação dos outros se torna um problema quando o indivíduo tem dificuldade de estabelecer limites em suas relações e perde a referência de si mesmo, anulando sua autenticidade e personalidade.

Vale a pena considerar:

  • Você tem identificado nas suas relações que você se doa demais e sente que precisa agradar a todos para não ficar sozinho ou para não decepcionar ninguém?
  • Você se sente inseguro ao dar sua opinião e se sente mal por discordar de alguém?
  • Você sente dificuldade de dizer não para as pessoas e acaba fazendo coisas que não queria fazer realmente e acaba se sentindo prejudicado por isso?
  • Você tem uma preocupação excessiva com sua aparência e com a opinião dos outros sobre você?
  • Sente que a possibilidade de receber críticas é algo que gera preocupação e ansiedade e por vezes prefere ficar calado e não expressar o que sente e pensa?

Se a sua resposta foi sim, para uma ou mais dessas perguntas, a necessidade de aprovação dos outros pode estar tomando uma proporção prejudicial para você e seus relacionamentos.

Como melhorar a qualidade dos meus relacionamentos

A saúde dos nossos relacionamentos diz respeito, em primeiro lugar, à relação que temos com nós mesmos.

A verdade é que se você sente dificuldade de amar e aceitar a si próprio, nos seus relacionamentos não será diferente.

É por isso que o curso Descomplica Relacionamentos é  ideal para quem busca melhorar esse  relacionamento consigo mesmo e os relacionamentos amorosos e interpessoais.

Você ainda pode se inscrever na nossa lista de transmissão gratuita, através da qual você vai receber áudios sobre como pensamos e sentimos que vão te ajudar a se posicionar melhor em relação aos seus pares.

Aprenda a lidar com a necessidade de aprovação dos outros e viva uma vida mais plena!

Leave a Reply