fbpx
was successfully added to your cart.

Carrinho

Como lidar com a autossabotagem

By junho 4, 2021Autoconhecimento

A autossabotagem pode ser entendida como um mecanismo de fuga muito comum nos seres humanos. Ela é acionada como uma forma de autopreservação.

Todavia, trata-se de uma forma disfuncional de “resolver problemas” que gera muito prejuízo para a qualidade de vida e principalmente para os relacionamentos de uma pessoa.

É o famoso “tiro no pé” que, em maior ou menor grau, prejudica as oportunidades de crescimento, felicidade e satisfação do indivíduo – seja em relação a si próprio ou seus relacionamentos amorosos, profissionais e interpessoais no geral.

Aprenda como identificar e resolver:

O que é Auto Sabotagem

A auto sabotagem acontece quando, por medo de uma frustração ou um resultado insatisfatório, a pessoa prefere nem mesmo tentar realizar um empreendimento, seja ele de qualquer ordem.

Mais inconscientemente do que conscientemente, esse mecanismo mina as oportunidades de crescimento do sujeito, bem como sua autoconfiança. Prejudica suas realizações e seus relacionamentos.

Ele pode ser entendido como um comportamento de fuga, onde a pessoa tenta anular a situação para não ter de lidar com um possível desfecho frustrante.

Seja por não se sentir capaz de enfrentar um desafio ou ainda, por não se sentir merecedora de coisas que julga serem boas demais para ela.

De qualquer forma a autossabotagem gera frustrações inúmeras e pode ir se instalando na vida de uma pessoa como um comportamento operante e recorrente.

Ela passa a impedir essa pessoa de atingir seus objetivos, de crescer e assumir responsabilidades e de realizar suas aspirações, até mesmo a impedindo de viver aquele amor dos seus sonhos por medo.

Essa é a realidade de muitas pessoas que podem  vir a se deparar com diversas situações em suas vidas em que o medo da frustração se torna maior que a vontade de realização, gerando assim muito sentimento de incapacidade, impotência, baixa autoestima e sofrimento.

Você já chegou a identificar alguma vez alguma situação em sua vida em que você acabou abrindo mão de uma oportunidade e se prejudicando por medo de não conseguir um resultado satisfatório?

Como identificar padrões de auto sabotagem nas suas relações

Nossas relações interpessoais são um reflexo de nossa relação com nós mesmos.

Quando há um sentimento de não merecimento, de baixa autoestima, de não se sentir bom o suficiente, é comum que o medo tome as rédeas da situação e assuma o controle sobre nossas decisões.

São exemplos de autossabotagem e podem acontecer com qualquer pessoa:

  • Não aceitar uma promoção ou uma proposta de trabalho melhor por medo de assumir responsabilidades e não ser bom o suficiente
  • Evitar um relacionamento mesmo quando há interesse genuíno e sentimentos profundos por medo de ser abandonado ou de não atender às expectativas do outro
  • Não expressar seu talento para o mundo por medo de ser ridicularizado, por acreditar que não é bom o bastante ou que ainda não é a hora certa

Você se identificou com alguma dessas situações?

Viva uma vida mais plena assumindo o controle sobre suas emoções

Se a sua resposta para a pergunta anterior foi sim, o curso Descomplica Relacionamentos é ideal para você!

Neste curso você  vai aprender técnicas que vão te permitir assumir o controle de suas emoções e utilizá-las para ter um relacionamento melhor consigo mesmo, bem como melhorar seus relacionamentos amorosos e interpessoais.

Você também pode se inscrever em nossa lista de transmissão gratuita e receber áudios especialmente sobre como pensamos e sentimos.

Eles vão ajudar você a se posicionar melhor em relação a seus sentimentos e relacionamentos.

Aprenda a eliminar a autossabotagem da sua vida e nunca mais perca uma oportunidade de se sentir feliz e realizado!

Leave a Reply